Zona de conforto ou zona da estagnação?

sábado, 11 de abril de 2015

Imagem em destaque por Esther17

Recentemente assisti uma aula do Murilo Gun no meuSucesso.com sobre 5 mitos que bloqueiam nossa criatividade. A aula foi excelente e esclarecedora!

Dentre os assuntos que o Murilo abordou gostei especialmente da parte que ele fala sobre a zona de conforto e é sobre isso que vou escrever hoje.

Zona de conforto ou da estagnação?

Murilo começa o assunto afirmando que “o cara” que inventou o termo zona de conforto é um idiota (palavras dele). Pois se consideramos que existe a zona de conforto, naturalmente o contrário dela é a zona do desconforto, concorda? Logo, se eu te pergunta-se: “tem duas zonas, a do conforto e a do desconforto, onde você quer ficar?” será natural pensar que quer ficar na zona do conforto, lógico! Afinal quem quer se sentir desconfortável?

Então o Murilo sugere que alteremos os nomes para: zona da estagnação e zona do crescimento. Agora te pergunto novamente: “tem duas zonas, a da estagnação e a do crescimento, onde você quer ficar?”. Percebe a grande diferença apenas mudando o nome?

Nós humanos temos a tendência natural de procurar a estagnação. Mas ao ficarmos parados, definhamos. Isso vale tanto para seus músculos quanto para seus neurônios. Então, na minha opinião, faz parte da natureza humana a necessidade de buscar movimento, seja físico (exercícios), emocional (relacionar com outras pessoas) ou intelectual (estudar).

Zona do desconforto? Não, zona do crescimento!

Ao mudarmos nossa forma de encarar este assunto percebemos o quão benéfico é sair de nossa zona de conforto (sair da estagnação) para aproveitarmos o real crescimento de que somos capazes.

Se executarmos as mesmas tarefas todos os dias chegará o momento que faremos tudo no piloto automático e deixaremos de aprender. Porém ao nos colocarmos em constante desafio mantemos nossa mente ativa e possibilitamos um aprendizado constante ( um crescimento constante!).

Você aprende mais quando precisa resolver um problema novo (seja qual for) ou quando precisa executar alguma tarefa que já está acostumado a fazer?

Mas o que é realmente a zona de conforto?

Eu considero a zona da estagnação (vamos praticar o novo nome!) algo muito pessoal e dificilmente alguém pode te dizer o que você precisa fazer para sair dela. Você precisa praticar o autoconhecimento e perceber no seu dia-a-dia os momentos em que está no piloto automático.

Por exemplo, alguns dias atrás percebi que me encontrava em uma zona de estagnação por causa de alguns games online que eu jogava diariamente. Quando me sentia cansado (desafiado) com alguma tarefa costumava abrir algum game e perdia horas do meu dia desta forma. Então tomei a atitude de excluir todos estes games da minha vida e desde então venho conquistando uma melhora considerável em minha produtividade.

Sempre que sinto vontade de abrir algum daqueles games automaticamente me recordo do motivo pelo qual eles sumiram do meu computador, e este desconforto inicial logo se transforma em motivação para voltar o foco ao que realmente importa.

Veja, não foi algo fácil porém está sendo extremamente positivo.

Em resumo

Desde o [dia da minha verdade]3 venho adotando novos hábitos e me desafiando constantemente para estar bem longe da estagnação! Fazem apenas 10 dias mas o crescimento que estou experimentando neste período é impressionante.

Portanto eu declaro que EU QUERO ESTAR NA ZONA DO CRESCIMENTO e vou fazer de tudo pra manter a zona da estagnação bem longe.


E você meu amigo, o que tem feito para manter a zona da estagnação longe? Deixe um comentário 🙂

por Darlan Tódero ten Caten

Veja a seguir…

O resumo da minha semana

O resumo da minha semana

Ah o domingo! Mais uma semana iniciando hoje e a motivação está altíssima! Vou agora fazer um breve resumo da semana que passou. Novos projetos, grandes desafios Na última semana aceitei dois novos projetos com prazo apertado com o objetivo de me desafiar mesmo....

Adotando novos hábitos: uma vida mais saudável e produtiva!

Adotando novos hábitos: uma vida mais saudável e produtiva!

Alguns dias atrás conheci um livro que despertou algumas mudanças na minha vida. E isso aconteceu pela adoção de novos hábitos que considero bem positivos.
Vou listar agora os hábitos que já implantei no meu dia-a-dia e quais benefícios percebo deles:

1º de Abril: O dia da minha verdade!

1º de Abril: O dia da minha verdade!

Ontem, 1º de Abril, foi o mundialmente famoso “dia da mentira”. Curiosamente também foi o dia que escolhi para começar uma nova fase e definitivamente tomar as rédeas de minha vida. Portanto agora defino que 1º de Abril é o dia da minha verdade. Bom, deixa eu explicar:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zona de conforto ou zona da estagnação?

por Darlan ten Caten Tempo para ler: 3 min
0

Pin It on Pinterest

Share This