O que é e porque você deveria ampliar seu Networking.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Imagem em destaque por michael.heiss

Ao contrário do que muitos pensam, Networking não é algo relacionado apenas ao mundo empresarial e, na realidade, é algo que todos nós praticamos desde sempre, mesmo que em pequena escala. Seus amigos, o time da pelada do fim de semana, a galera do acampamento e todos seus contatos profissionais fazem parte da sua própria rede de relacionamento, ou seja, do seu networking.

Porém poucos conhecem a importância de ampliar e, principalmente, manter o networking. Eu mesmo só entendi bem este conceito à pouco mais de 1 ano. E desde o momento que passei à me preocupar com meu networking tenho percebido um enorme crescimento pessoal e, principalmente, profissional.

Vou abordar este assunto com a visão de freelancer e empreendedor, ou seja, minha própria experiência.

Benefícios de um bom networking

Ao possuir uma boa rede de contatos você sempre consegue as respostas para seus problemas com mais facilidade e agilidade. Por exemplo digamos que você é um Web Designer e está à procura de trabalho extra para aumentar seus ganhos. Você então aciona seu networking e avisa todo mundo que está disponível para trabalhar em algum projeto. Um de seus contatos é um programador que acabou de pegar um novo projeto e está à procura de um designer para fazer uma parceria. BINGO! E mais do que isso. Ao manter um bom relacionamento com este contato, em uma próxima oportunidade ele irá te procurar imediatamente e, muito provavelmente irá te indicar para outros contatos dele.

Tenho experimentado isso em minha carreira como programador freelancer. Já participei de vários projetos que vieram até mim através de meus contatos e, muitas vezes, através de indicações de alguém que me conhecia.

E não apenas isso. O principal benefício, para mim, é a troca de conhecimentos. Nem tenho como numerar a quantidade de aprendizado que já obtive em conversas com meus contatos. Aliás, trocar conhecimentos é a melhor forma de fortalecer seu contato com alguém.

“Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.” (Blaise Pascal)

E não se limite apenas à contatos de sua área de atuação. Conheça pessoas diversas e amplie suas opções. Por exemplo, hoje você pode não precisar de um contador ou de um advogado. Mas e amanhã?

Ampliando seu networking: quantidade ou qualidade?

Ampliar seu networking é essencial. No exemplo que dei acima, imagina se você conhecer não apenas um, mas dezenas de programadores dos quais você mantém um bom relacionamento. As propostas de parcerias se multiplicam. Agora imagine outro exemplo: surge um projeto de um grande site para você. Mas o cliente não quer apenas o design, quer um orçamento do projeto completo. Mas você não é programador e no primeiro momento pensa em recusar o trabalho. Porém ai você se lembra que conhece vários programadores e rapidamente consegue alguém para executar este projeto com você.

E é aqui que entra a qualidade. De nada adianta você ter o contato de 100 programadores se não conhece-los de verdade. É melhor você ter apenas 5 contatos de programadores que você conhece o trabalho e sabe que pode contar com eles.

Então para mim qualidade é muito melhor do que quantidade. Procuro sempre ampliar meus contatos mas nunca deixo de manter uma relação próxima à eles, buscando conhecer melhor cada pessoa que entra em meu networking.

Mantendo seu networking

Foto aperto de mãos

Imagem por flazingo_photos

Ok, você entendeu a importância do networking e buscou ampliar seus contatos ao mesmo tempo em que procurou conhecer bem cada um deles. Mas ai ficou 1 ano sem conversar com eles? FAIL.

Manter é tão importante quanto ampliar seu networking. Você precisa se fazer presente na vida de cada um de seus contatos. Mas não é para ser um chato, ok? Não estou dizendo para entrar em contato todo dia com todo mundo. Estou dizendo que puxar um papo e se atualizar sobre a pessoa regularmente é importante. Quer um exemplo? Um de seus contatos acabou de postar no Facebook que terminou um projeto. Você envia uma mensagem (seja pelo próprio Facebook, e-mail ou até por telefone, se for o caso) parabenizando ele. Muito provavelmente ele irá agradecer e puxará assunto com você, do tipo “e você, como está seus projetos?”. Pronto, você esteve presente e fortaleceu seu contato com esta pessoa.

E o mesmo vale para você. Terminou um projeto? Avise seus contatos! Mostre que esta ativo e quando precisarem de alguém com o conhecimento que você possui irão te procurar, eu garanto!

Mas não se limite à isso. Quer outros exemplos? Viu uma notícia que parece importante para determinado contato? Envie para ele e diga “amigo, acho que isso pode te interessar”. Viu um anúncio sobre uma promoção que pode ser útil para algum de seus contatos? Já sabe o que fazer né?

Em resumo

Amplie sua rede de contatos e mantenha-se presente na vida deles. Não deixe que esqueçam de você e não esqueça deles! Garanto que você pode se surpreender com as oportunidades que surgirão através do seu networking.


O que você tem feito para ampliar e manter seu networking? Deixe seu comentário e vamos dialogar 🙂

Um Abraço.

por Darlan Tódero ten Caten

Veja a seguir…

Não consigo pagar um programador e por isso meu projeto parou.

Não consigo pagar um programador e por isso meu projeto parou.

Já ouvi a frase acima, título deste post, várias vezes de diferentes empreendedores, com pequenas modificações. Em resumo, percebi que muitos empreendedores acabam desistindo de alguns projetos simplesmente por considerarem que não são capazes de contratar um...

MeuSucesso.com: o que é e porque você deveria conhecer!

MeuSucesso.com: o que é e porque você deveria conhecer!

Sucesso é muito relativo. Cada pessoa tem seus próprios sonhos e objetivos e o sucesso pode significar algo bem distinto para cada um de nós. Mas no campo profissional é inegável que para conquistar o sucesso alguns itens são essenciais. A proposta do MeuSucesso é que você pode e deve alcançar seu sucesso, mas para isso precisa conquistar alguns pilares básicos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é e porque você deveria ampliar seu Networking.

por Darlan ten Caten Tempo para ler: 5 min
0

Pin It on Pinterest

Share This