Fevereiro de 2013. Surge um vídeo onde Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jack Dorsey aparecem divulgando uma ONG destinada ao ensino da linguagem de programação de forma simples e gratuita. Diversos atores e celebridades também deixam suas mensagens de apoio:

Detalhe para a mensagem no final do vídeo:

1 milhão de empregos nos EUA talvez não sejam preenchidos porque apenas 1 de cada 10 escolas ensinam programação aos seus estudantes.

E no Brasil? Provavelmente estamos muito longe desta conta de 1 para 10…

Por isso estou aqui para declarar que eu apoio o ensino da programação ser parte da grade curricular de todos os brasileiros a partir do ensino médio.

Ok, mas… porque isto é importante?

Nos dias atuais a tecnologia está em todo lugar. Computadores, celulares, tablets, eletrodomésticos, veículos, etc. E a nova onda são as tecnologias vestíveis: relógios e óculos foram os primeiros. O que vem à seguir? Em poucos anos (talvez meses) você provavelmente estará vestindo alguma roupa com tecnologia embarcada, para as mais diversas aplicações. É um caminho sem volta.

Ou seja, saber programar está se tornando uma habilidade incrível, seja qual for sua profissão. E diria ainda que futuramente conhecer programação será tão necessário quanto saber o idioma Inglês. Está maluco? Muitos diziam isto à 20 anos atrás quando surgiram as primeiras escolas de idioma no país…

Veja, não estou dizendo que todos devem se tornar experts em programação. Da mesma forma não são todos que precisam fazer 8 anos de Inglês. Porém aprender o básico e entender como funciona é muito importante.

Na realidade programar é usar a lógica para resolver problemas do nosso cotidiano, neste caso usando a tecnologia.

Como assim usar a lógica?

Imagine o cenário: você possui uma lista de tarefas e sempre que conclui algo desta lista precisa enviar um e-mail para alguém. Vamos detalhar os principais passos que você precisa realizar para concluir este processo:

  1. Abrir a lista de tarefas;
  2. Ler a próxima tarefa à ser executada;
  3. Executar a tarefa;
  4. Marcar a tarefa como concluída;
  5. Abrir seu cliente de e-mail;
  6. Preencher destinatário, assunto e mensagem do e-mail;
  7. Enviar e-mail.

Tudo muito manual e dependente das suas ações. Neste caso você provavelmente repetiria estes passos diversas vezes no dia. Agora vamos pensar numa maneira de melhorar este processo usando a lógica?

  1. Abrir a lista de tarefas;
  2. Ler a próxima tarefa à ser executada;
  3. Executar a tarefa;
  4. Marcar a tarefa como concluída e, automaticamente, seu cliente de e-mail abre já com o destinatário e assunto (nome da tarefa) preenchidos.
  5. Escreve a mensagem do e-mail;
  6. Enviar e-mail.

Percebe? Uma pequena mudança (bem simples de implementar) e eliminamos o passo 5 anterior e melhoramos consideravelmente o passo 6. Pode parecer pouca coisa, mas imagine você repetindo esta tarefa 10, 15 ou 20 vezes por dia… qualquer melhoria no processo será um ganho enorme no final do dia. Mas isso não é tudo, ainda poderíamos melhorar bastante este processo usando um pouco mais de lógica não acha? Deixe seu comentário lá em baixo 🙂

Derrubando mitos

Existem diversos mitos quando falamos de programação. Muitos acham que isto é coisa para experts e que está muito longe da realidade deles. Vou descrever alguns dos que principais mitos que conheço:

É necessário ser um Gênio ou nerd para aprender programação

Aprender a programar basicamente é um exercício de tentativas e erros. Você não pode ter medo de errar e nunca parar de tentar resolver o problema proposto. Na verdade geralmente aprendemos muito através dos erros cometidos. Em suma qualquer pessoa que consegue se comunicar (por fala e por escrita) pode aprender a programar, pois olhando em um nível mais baixo programação basicamente é comunicação através de uma “linguagem” com gramática e vocabulário específico.

É necessário conhecer profundamente matemática para ser programador

Um programador passa a maior parte do seu tempo escrevendo código e não criando fórmulas matemáticas mirabolantes. É claro que alguns sistemas pedem um bom conhecimento de matemática (um sistema contábil, um app financeiro, etc) porém existem muitos aplicativos em que não utilizamos nenhum cálculo ou, no máximo, cálculos básicos de soma, subtração, multiplicação e divisão.

Aprender a programar demora anos

Sabendo que cada pessoa tem uma curva de aprendizado diferente é claro que não podemos mensurar quanto tempo é necessário para aprender programação. Porém é certo dizer que não é necessário passar 4 anos em uma faculdade para adquirir esta habilidade. Na realidade muitos programadores novatos conseguem criar seus primeiros aplicativos em poucos meses, mesmo que contendo bastante erros. Mas, como dito acima, errar é parte fundamental no processo do aprendizado.

É necessário cursar uma faculdade de tecnologia para aprender programação

Este talvez é o maior mito, principalmente falando do Brasil. Explico: as faculdades brasileiras geralmente ensinam linguagens de programação antigas e praticamente obsoletas. Você sabe que a tecnologia evolui a passos largos e o mesmo acontece com a programação. Meu primeiro contato com a programação foi na faculdade em 2005. Ná época o mercado pedia programadores com conhecimento para Web e lá estávamos nós aprendendo a criar aplicativos exclusivos para PC Microsoft Windows… Só me tornei um programador porque corri atrás e estudei por conta através de tutoriais e vídeos na Internet. Cursos específicos também valem. Em 2012 participei de um treinamento completo de Desenvolvimento de aplicativos para iOS (Apple iPhone\iPad) na Quaddro Treinamentos e aprendi muito. Existem grandes programadores que nunca frequentaram uma faculdade ou desistiram no meio do caminho por perceberem que aquilo não era necessário e acabaram aprendendo por conta própria por vias informais.

Um objetivo pessoal

Com este post estou iniciando hoje meu objetivo pessoal de levar o conhecimento da programação para o maior número de pessoas possível.

Aprender a programar mudou meu mundo e me trouxe grandes oportunidades. Oportunidades que preciso compartilhar. Estou apenas começando!

Imagem por Clearwater Public Library System Photos

Share This

Eu apoio ensino de Programação nas escolas

por Darlan ten Caten Tempo para ler: 6 min
0