Freelancer: gerenciamento do tempo com Time Doctor

por | 13/04/2015 | Freelancer

Considero que gerenciar o próprio tempo é um dos principais benefícios da carreira de um freelancer pois, se organizado corretamente, o freelancer consegue ter horários bem flexíveis trabalhando quando preferir.

Considero ainda que gerenciar o próprio tempo é uma das tarefas mais essenciais na vida de um freelancer por ser o principal fator que define o sucesso ou fracasso desta carreira.

Por exemplo, para precificar corretamente seu trabalho (o quanto irá cobrar de cada projeto) você precisa descobrir o quanto você consegue produzir em 1 hora de trabalho. Mas como medir isso?

Dificilmente conseguirá fazer tais medições por conta própria, principalmente porque na correria do dia-a-dia nos esquecemos de fazer anotações sobre o que produzimos. Por isso eu aconselho que utilize algum software que faça este serviço para você.

Existem diversas opções no mercado e a maioria oferece planos gratuitos. Ou seja, teste todos eles e encontre o que funciona melhor para você.

Eu testei literalmente mais de 10 Apps até que encontrei um que atendeu minhas necessidades: Time Doctor. Desde que comecei a utiliza-lo tive uma melhora incrível na minha produtividade e, principalmente, aprendi a precificar meu trabalho. Por conta das inúmeras vantagens deste serviço resolvi mostrar o porque preferi o Time Doctor frente às outras opções que testei.

Registre somente quando estiver trabalhando

Diferentemente de outros aplicativos o Time Doctor só registra seu tempo quando você informa que está trabalhando:

Contador do Time Doctor

Eu considero isso extremamente positivo por duas razões:

  1. Você precisa aprender a separar seu tempo de trabalho e informar isso no Time Doctor. Vai trabalhar? Foque na tarefa!
  2. Sei exatamente o que o Time Doctor está registrando pois sou eu que dou inicio no contador dele.

Pausa automática do contador

Você está trabalhando em uma tarefa e resolve tirar um descanso. Neste momento você precisa lembrar de pausar o contador, certo? NÃO!

Após um certo tempo sem utilizar seu computador (configurável) o Time Doctor exibirá o seguinte alerta:

Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

E se continuar sem usar seu computador o Time Doctor automaticamente exibe a tela abaixo e fica aguardando sua resposta:

Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Neste momento você tem duas opções:

  1. Informar que estava trabalhando fora do computador: o Time Doctor registrará este tempo que esteve fora como trabalho no último projeto e continuará o contador.
  2. Informar que estava em descanso: o Time Doctor registrará o tempo até o momento que parou de usar o computador e descartará o tempo que esteve fora.

Ou seja, para mim este é o melhor benefício do Time Doctor pois não preciso lembrar de pausar ele quando vou tirar um descanso (seja qual for o motivo). Quando volto ao meu computador ele está lá esperando minha resposta! Perfeito.

Relatórios: a “cereja do bolo”

Relatórios do Time Doctor

Você já organizou seus projetos e registrou seu trabalho em cada um deles… então é hora de colher feedbacks!

O Time Doctor oferece relatórios variados para que você possa entender como está sua produtividade. Vou citar abaixo os que eu mais utilizo.

Time Use (Uso do tempo)

Este relatório é simples e direto: mostra quanto tempo você trabalhou no dia, separado por quais tarefas executou: Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Web & App usage (Uso de Internet e Apps)

Neste relatório você descobre onde usou seu tempo exatamente, separado por sites e aplicativos que você usou no período: Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Projects (Projetos)

Este é o principal relatório para mim. É nele que verifico o tempo que usei para finalizar cada tarefa e projeto. Você pode filtrar por Projeto e período, conseguindo detalhes exatos do que executou em cada projeto separadamente. Na imagem abaixo você pode ver a listagem de 3 projetos que trabalhei na semana passada: Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Estes são os 3 relatórios que eu mais utilizo, mas não quer dizer que os outros sejam menos importantes. Fazendo uso de todos os relatórios disponíveis você consegue mapear toda sua produtividade e identificar pontos onde pode melhorar. Insights poderosos!

Preços

Você pode testar o Time Doctor por 30 dias sem precisar pagar nada. É tempo suficiente para conhece-lo não acha?

Depois deste período você precisará assinar um plano. Existe uma opção solo que é perfeita para freelancer e tem um custo de 5 dólares mensais. Para mim vale cada centavo!

Um serviço muito completo

Neste post abordei apenas o básico do Time Doctor que me atende perfeitamente.

Porém ele tem muito mais para oferecer, como:

  • Multiplataforma: Windows, Mac, Android, iOS, etc;
  • Mobilidade: como dito acima ele possui clientes para Android e iOS. Com eles você registra seu tempo de trabalho longe do computador!
  • Gerenciamento de equipe: você pode controlar o tempo de trabalho de cada um de seus colaboradores através do Time Doctor.
  • API para desenvolvedores.
  • Integração com diversos serviços de terceiros.

Em resumo

O Time Doctor resolveu minha dificuldade com o gerenciamento do tempo e ainda me ajudou a precificar melhor meu trabalho. Hoje consigo dizer exatamente onde e como estou usando minhas horas de trabalho.

Share This

Freelancer: gerenciamento do tempo com Time Doctor

por Darlan ten Caten Tempo para ler: 6 min
7