Freelancer: gerenciamento do tempo com Time Doctor

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Considero que gerenciar o próprio tempo é um dos principais benefícios da carreira de um freelancer pois, se organizado corretamente, o freelancer consegue ter horários bem flexíveis trabalhando quando preferir.

Considero ainda que gerenciar o próprio tempo é uma das tarefas mais essenciais na vida de um freelancer por ser o principal fator que define o sucesso ou fracasso desta carreira.

Por exemplo, para precificar corretamente seu trabalho (o quanto irá cobrar de cada projeto) você precisa descobrir o quanto você consegue produzir em 1 hora de trabalho. Mas como medir isso?

Dificilmente conseguirá fazer tais medições por conta própria, principalmente porque na correria do dia-a-dia nos esquecemos de fazer anotações sobre o que produzimos. Por isso eu aconselho que utilize algum software que faça este serviço para você.

Existem diversas opções no mercado e a maioria oferece planos gratuitos. Ou seja, teste todos eles e encontre o que funciona melhor para você.

Eu testei literalmente mais de 10 Apps até que encontrei um que atendeu minhas necessidades: Time Doctor. Desde que comecei a utiliza-lo tive uma melhora incrível na minha produtividade e, principalmente, aprendi a precificar meu trabalho. Por conta das inúmeras vantagens deste serviço resolvi mostrar o porque preferi o Time Doctor frente às outras opções que testei.

Registre somente quando estiver trabalhando

Diferentemente de outros aplicativos o Time Doctor só registra seu tempo quando você informa que está trabalhando:

Contador do Time Doctor

Eu considero isso extremamente positivo por duas razões:

  1. Você precisa aprender a separar seu tempo de trabalho e informar isso no Time Doctor. Vai trabalhar? Foque na tarefa!
  2. Sei exatamente o que o Time Doctor está registrando pois sou eu que dou inicio no contador dele.

Pausa automática do contador

Você está trabalhando em uma tarefa e resolve tirar um descanso. Neste momento você precisa lembrar de pausar o contador, certo? NÃO!

Após um certo tempo sem utilizar seu computador (configurável) o Time Doctor exibirá o seguinte alerta:

Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

E se continuar sem usar seu computador o Time Doctor automaticamente exibe a tela abaixo e fica aguardando sua resposta:

Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Neste momento você tem duas opções:

  1. Informar que estava trabalhando fora do computador: o Time Doctor registrará este tempo que esteve fora como trabalho no último projeto e continuará o contador.
  2. Informar que estava em descanso: o Time Doctor registrará o tempo até o momento que parou de usar o computador e descartará o tempo que esteve fora.

Ou seja, para mim este é o melhor benefício do Time Doctor pois não preciso lembrar de pausar ele quando vou tirar um descanso (seja qual for o motivo). Quando volto ao meu computador ele está lá esperando minha resposta! Perfeito.

Relatórios: a “cereja do bolo”

Relatórios do Time Doctor

Você já organizou seus projetos e registrou seu trabalho em cada um deles… então é hora de colher feedbacks!

O Time Doctor oferece relatórios variados para que você possa entender como está sua produtividade. Vou citar abaixo os que eu mais utilizo.

Time Use (Uso do tempo)

Este relatório é simples e direto: mostra quanto tempo você trabalhou no dia, separado por quais tarefas executou: Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Web & App usage (Uso de Internet e Apps)

Neste relatório você descobre onde usou seu tempo exatamente, separado por sites e aplicativos que você usou no período: Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Projects (Projetos)

Este é o principal relatório para mim. É nele que verifico o tempo que usei para finalizar cada tarefa e projeto. Você pode filtrar por Projeto e período, conseguindo detalhes exatos do que executou em cada projeto separadamente. Na imagem abaixo você pode ver a listagem de 3 projetos que trabalhei na semana passada: Imagem blog Darlan ten Caten Ampliar

Estes são os 3 relatórios que eu mais utilizo, mas não quer dizer que os outros sejam menos importantes. Fazendo uso de todos os relatórios disponíveis você consegue mapear toda sua produtividade e identificar pontos onde pode melhorar. Insights poderosos!

Preços

Você pode testar o Time Doctor por 30 dias sem precisar pagar nada. É tempo suficiente para conhece-lo não acha?

Depois deste período você precisará assinar um plano. Existe uma opção solo que é perfeita para freelancer e tem um custo de 5 dólares mensais. Para mim vale cada centavo!

Um serviço muito completo

Neste post abordei apenas o básico do Time Doctor que me atende perfeitamente.

Porém ele tem muito mais para oferecer, como:

  • Multiplataforma: Windows, Mac, Android, iOS, etc;
  • Mobilidade: como dito acima ele possui clientes para Android e iOS. Com eles você registra seu tempo de trabalho longe do computador!
  • Gerenciamento de equipe: você pode controlar o tempo de trabalho de cada um de seus colaboradores através do Time Doctor.
  • API para desenvolvedores.
  • Integração com diversos serviços de terceiros.

Em resumo

O Time Doctor resolveu minha dificuldade com o gerenciamento do tempo e ainda me ajudou a precificar melhor meu trabalho. Hoje consigo dizer exatamente onde e como estou usando minhas horas de trabalho.

por Darlan Tódero ten Caten

Veja a seguir…

Como construí meu portfolio no inicio da minha carreira

Como construí meu portfolio no inicio da minha carreira

No início da carreira o freelancer enfrenta um grande desafio: provar que é capaz de executar projetos. Dificilmente alguém irá confiar algum projeto interessante para um freelancer que não possui um portfólio. Mas como ter um portfólio sem projetos para executar?...

Benefícios da carreira de um freelancer

Benefícios da carreira de um freelancer

Minha carreira profissional começou à mais de 13 anos quando consegui o primeiro emprego como professor de informática (por mais incrível que pareça) em um cursinho da prefeitura. Durante este tempo trabalhei em diversas empresas nos mais variados cargos. E tem algo que sempre me incomodou em todos eles: as 8 horas diárias. Nunca me encaixei neste modelo industrial.

Freelancer: meu inicio como um profissional autônomo

Freelancer: meu inicio como um profissional autônomo

Muitos freelancers iniciam esta carreira por opção, geralmente motivado pela vontade de trabalhar em casa (home office) fazendo os próprios horários.

Já o meu inicio foi diferente pois não foi opção.

7 Comentários

  1. Rodrigo B. Ballaminut

    Excelente artigo, continue publicando mais ferramentas que possam contribuir com o nosso dia a dia! Abs

    Responder
    • Darlan ten Caten

      Obrigado pela força amigo! Pretendo escrever mais posts como este em breve 🙂

      Responder
  2. Manoel

    Ótimo post Darlan,

    Vou testá-lo, nesta mesma linha tem o runrun.it, que seria legal para equipes,

    Aliás, foi você que me indicou esta ferramenta rsrs

    Forte abraço!

    Responder
    • Darlan ten Caten

      Obrigado pelo comentário amigo Manoel!

      Apesar de terem algumas semelhanças o runrun.it atende uma demanda diferente do Time Doctor. E os 2 são excelentes!

      No caso do Time Doctor ele é focado no gerenciamento do tempo de trabalho, e faz isso com excelência.

      Por ter o plano de 30 dias gratuitos eu indico fortemente que teste ele é tire suas conclusões!
      Se precisar de dicas conte comigo, já uso ele a mais de 8 meses 🙂

      Abração!

      Responder
  3. Andrea Prima

    Vou deixar aqui mais uma sugestão: https://www.primaerp.com/

    Registra a utilização do tempo de acordo com clientes, projetos, tarefas, atividades ou uma combinação desses. Os dados gerados geram relatórios e faturas. Como comporta múltiplos usuários em uma só conta, ajuda também que está envolvido em algum trabalho em equipe.

    Conste que é grátis para uso individual ou equipes pequenas e que tem versões para computador (na nuvem), Android, e iOS.

    Responder
    • Darlan ten Caten

      Olá Andrea, obrigado pelo comentário!

      Dei uma olhada e achei interessante o serviço de vocês. Vou testa-lo e se gostar talvez escreva sobre ele aqui!

      Responder
    • Darlan ten Caten

      Fiquei frustrado já de inicio porque o sistema é apenas online e não disponibiliza nenhum aplicativo para Mac ou Windows. Para mim ficou claro que o Time Doctor ainda é a melhor opção para controle do meu tempo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Freelancer: gerenciamento do tempo com Time Doctor

por Darlan ten Caten Tempo para ler: 5 min
7

Pin It on Pinterest

Share This