André Noel: Lá e de volta outra vez, em 140 caracteres

sábado, 04 de abril de 2015

Eu deveria ter publicado este post poucos dias depois da Campus Party (já faz quase 2 meses!). Mas antes tarde do que nunca né? Agora que vou escrever regularmente neste blog vou trazer outros conteúdos do que vi na Campus Party de 2015.

Falando nisso, a palestra do André Noel foi tão legal que fiz um post exclusivo para falar dela. Espero que gostem 🙂

Vida de Programador

Conheci o trabalho do André Noel a mais de 2 anos através da indicação de um colega de trabalho no meu primeiro emprego como programador.

Lembro que me identifiquei tanto nos primeiros dias com aquele blog que só fechei ele após ver todas as tirinhas publicadas. Cara cansei de rir sozinho lendo aquelas tirinhas! Acompanho todas as novidades do blog desde então.

Tenho admiração por pessoas que criam negócios digitais saindo do zero enquanto conseguem entregar valor incrível para um público específico, e este é o caso do André Noel. Por isso que sempre tive vontade de acompanhar alguma palestra dele para conhecer um pouco mais de perto a sua trajetória.

Redes Sociais?

Confesso que fiquei um pouco decepcionado quando vi que o André Noel palestraria sobre redes sociais. Juro que esperava vê-lo no palco de Desenvolvimento falando sobre… programação! rs

Eu estava com pé atrás até a palestra iniciar. Lembro que me questionava “o que ele pode falar de útil para mim sobre redes sociais?” e “acho que vou perder tempo aqui”. Mas resolvi dar uma chance à ele e decidi ouvi-lo naquele conteúdo que inicialmente não me interessava. De fato esta foi a única palestra que acompanhei sobre Redes Sociais.

E que bom que eu estava errado!

Lá e de volta outra vez, em 140 caracteres

Apesar do título sugerir que a palestra seria em torno do Twitter ele acabou falando sobre redes sociais de forma bastante ampla. Começou contando a história de como o blog Vida de Programador surgiu e como o Twitter foi importante na divulgação inicial ‘boca-a-boca’ do site.

Depois falou sobre o Facebook, que rapidamente se tornou o principal canal de divulgação do blog, e também sobre o YouTube que é a rede social que ele está investindo no momento (alguns vídeos são muito bons, outros fuja! haha).

O mais legal é que a palestra foi gravada e você pode assistir ela aqui:

A história por trás do Vida de Programador

Basicamente o blog nasceu como um hobby no twitter onde ele escrevia sobre as histórias engraçadas que ele próprio já havia vivido em sua carreira de programador. Ao perceber que estava agradando muita gente ele resolveu abrir o blog e começou a criar tirinhas destas histórias. O público que ele atingiu com o blog é extremamente conectado (afinal estamos sempre usando o computador e a internet) e naturalmente compartilha o que gosta com os colegas (foi como conheci o blog) e por conta disso rapidamente o blog fez seu primeiro milhão… de pageviews.

O mais bacana da história é que ele só percebeu que possuía um produto com enorme valor comercial (audiência fanática e com amplo crescimento) através de conversas paralelas em eventos de tecnologia… olha o networking dando as caras ai! Foi ai que ele começou a monetizar o blog através de publicidade e rapidamente o que era um hobby se tornou-se a principal renda e, posteriormente, seu único ‘emprego’.

Hoje o André Noel ainda “faz programas” mas, como ele próprio disse, apenas para seus próprios projetos.

André Noel

Preciso escrever agora sobre a pessoa André Noel. Queria conhece-lo pessoalmente para ver o tipo de comportamento que ele tem cara-a-cara com sua audiência. Afinal, atrás de uma tela de computador tudo é diferente!

Por acaso encontrei ele na quinta-feira (dia 05/02) perto das 10h da manhã. Imagino que ele havia acabado de chegar ao evento pois estava arrastando sua mala ainda. Nesta situação imaginei que ele poderia não estar muito afim de conversar. Mesmo assim me aproximei para cumprimenta-lo e não senti nenhum tipo de rejeição de sua parte, um excelente começo! Perguntei o horário de sua palestra e ele respondeu prontamente. Agradeci e deixei que ele continuasse sua caminhada.

Pois bem. Na palestra pude ver um cara bastante extrovertido e que não foge de nenhuma pergunta. Soube se expressar muito bem e manteve todo mundo bem ligado no que estava falando. Soube encaixar o humor muito bem e manteve uma palestra bastante animada e divertida.

Foto do André Noel e erro do Windows

E o principal para mim é que ele falou do que entende e já viveu e não seguiu nenhum script decorado…

Ao final ele ainda se colocou a disposição para autógrafos e fotos. Já falei que sou fã desse cara?

Foto do Darlan ten Caten com o André Noel

A mensagem que capturei

Agora que parei para refletir vejo que o André Noel deixou uma mensagem muito clara para mim: não importa o seu ramo, esteja próximo do seu público! E as redes sociais ajudam muito nisso.

A forma como ele utiliza as redes sociais para manter um contato quase que íntimo com sua audiência parece ser o principal combustível para o crescimento do seu blog. Ele conquistou um público e manteve todo mundo por estar sempre próximo e presente.

Com isso vejo que preciso aprimorar minha comunicação e ampliar meu relacionamento com meus clientes. Afinal só assim irei conhecer suas necessidades mais ocultas que podem ser a chave para uma relação longa e duradoura.


Gostou do post? Então comenta ai!
Nos próximos dias vou publicar sobre outras palestras que acompanhei na Campus Party deste ano!
Até a próxima 😀

Navegação das Séries<< Campus Party 2015 – Minha experiência na maior feira de tecnologia do Brasil

por Darlan Tódero ten Caten

Veja a seguir…

Não consigo pagar um programador e por isso meu projeto parou.

Não consigo pagar um programador e por isso meu projeto parou.

Já ouvi a frase acima, título deste post, várias vezes de diferentes empreendedores, com pequenas modificações. Em resumo, percebi que muitos empreendedores acabam desistindo de alguns projetos simplesmente por considerarem que não são capazes de contratar um...

O que é e porque você deveria ampliar seu Networking.

O que é e porque você deveria ampliar seu Networking.

Ao contrário do que muitos pensam, Networking não é algo relacionado apenas ao mundo empresarial e, na realidade, é algo que todos nós praticamos desde sempre, mesmo que em pequena escala. Seus amigos, o time da pelada do fim de semana, a galera do acampamento e todos seus contatos profissionais fazem parte da sua própria rede de relacionamento, ou seja, do seu networking.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

André Noel: Lá e de volta outra vez, em 140 caracteres

por Darlan ten Caten Tempo para ler: 5 min
0

Pin It on Pinterest

Share This